TCC -AMOR LÍQUIDO: O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS


       Um parte do TCC, pois era bem extenso com gráficos, imagens e entrevistas realizadas mas coloquei um pouco aqui.                                               

Resumo

Inspirado no conceito de Amor Líquido de Zygmunt Bauman, que se baseia na pós-modernidade, onde atualmente os indivíduos possuem identidades montadas e desmontadas, adaptados e transformados de forma instantânea, assim, ficando cada vez mais sem ter uma visão definida de futuro.  

O documentário chamado Redes Humanas promove uma reflexão com as entrevistas realizadas, questionários online e análises gráficas efetuadas no nosso campo de pesquisa. O trabalho propõe-se a mostrar o quanto as pessoas estão cada vez mais se afastando uma das outras, e colocando a tecnologia à frente de tudo, até mesmo dos sentimentos.

Nossa intenção é de convidar todos os indivíduos de nossa sociedade a olhar com outros olhos a sua postura, a sua vivência, e a interagir com as pessoas ao seu redor, para que as gerações futuras não se tornem cada vez mais líquidas.

Acreditamos que se as pessoas percebessem a tempo que a tecnologia tem sim seus benefícios, ela seria utilizada de forma consciente, e as pessoas não deixariam de conviver e se afastar de seu meio social por conta do seu uso excessivo.

Palavras-chave: Amor Líquido; Redes humanas; Tecnologia; Sociedade

 

  

DEDICATÓRIA


A Deus,

As nossas amadas famílias por toda proteção, apoio e carinho.

Ao nosso querido Orientador por todo entusiasmo, conhecimento compartilhado e apoio ao longo do processo.

Aos amigos valiosos pelo carinho, suporte e troca de experiências que contribuíram muito para a nossa investigação.

  

                                               AGRADECIMENTO

Agradecemos pela realização deste trabalho e por termos vivenciado uma realidade onde os jovens estão cada vez mais voltados para um mundo virtual. Nesse contexto, esses indivíduos deixam de conviver em sociedade em prol de uma vida focada em um ambiente centrado na tecnologia. Para tal, o apoio dos nossos familiares e amigos foi fundamental para a conclusão deste trabalho.

A aprendizagem obtida nesses meses foi fundamental para o entendimento dos nossos saberes, de modo a aprender a lidar com nossas rotinas, fraquezas, defeitos e erros.

É um grande orgulho para nós termos sido merecedoras de chegar até aqui na busca dos sonhos que sempre tivemos, e mostrar nosso empenho para a concretização deste objetivo que é finalizar a comprovação das nossas pesquisas acerca do tema que nos motivou desde o inicio.

Agradecemos ao  nosso orientador  pelo auxilio concedido para realização desse memorial. O ensinamento que nos foi passado por nossos mestres na Faculdade com certeza irá proporcionar um conhecimento amplo para a nossa formação acadêmica e profissional.

  

INTRODUÇÃO

 

Na atual conjectura social, as relações estão cada vez mais frágeis e despreparadas para a construção de vínculos sólidos, uma vez que a insegurança e a solidão são fatores marcantes em relacionamentos interpessoais.

A aquisição da tecnologia nas sociedades contemporâneas tornou as relações sociais superficiais, visto que a facilidade de comunicação tornou-se instantânea e sem vinculo afetivo, dificultado relacionamentos duradouros. Nesse contexto, a sociedade encontra-se em constante mudança quando nos referimos ao consumo e ao uso das novas tecnologias, ocupando o lugar de relações concretas no meio social.

  

1-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1-            Campo Investigativo

Iniciamos o trabalho com a escolha do livro chamado Amor Líquido de Zygmunt Bauman, visando à comprovação do mal causado pelo uso excessivo das mídias sociais na vida tanto pessoal, quanto profissional dos indivíduos que vivem na nossa sociedade.

Observamos que Bauman contextualiza em seus textos uma visão de futuro inexistente na pós-modernidade, analisada por meio de leituras e pesquisas realizadas. Nesse contexto, obtivemos nesses meses um olhar crítico sobre os conceitos abordados pelo autor em seu livro. Essa reflexão nos permitiram entender melhor como acontece a construção de vínculos afetivos e como a tecnologia interfere no âmbito social.

 Dessa forma, os dados coletados serviram de base para a elaboração desse estudo, utilizando fontes bibliográficas confiáveis que validem a nossa pesquisa.

 

1.2-            Trechos de embasamento para comprovação

De modo a ampliar nosso conhecimento no assunto trabalhado, selecionamos trechos de livros publicados por Bauman a fim de entender os diferentes conceitos que o mesmo aborda sobre a modernidade e a pós-modernidade referenciados em seus livros.

Fragmentos consultados:

- Amor Liquido

 “A solidão produz insegurança — mas o relacionamento não parece fazer outra coisa. Numa relação, você pode sentir-se tão inseguro quanto sem ela, ou até pior. Só mudam os nomes que você dá à ansiedade.” (Bauman, Z., 2005, p. 1

 “No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência.”

-Vidas Liquidas

 “Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”.

 “Os grupos de amigos ou as comunidades de bairro não te aceitam sem dar razão, mas ser membro de um grupo no Facebook é facílimo. Você pode ter mais de 500 contatos sem sair de casa, você aperta um botão e pronto”.

-Medo Liquido

‘’O medo nos estimula a assumir uma ação defensiva, e isso confere proximidade, tangibilidade e credibilidade às ameaças, genuínas ou supostas, de que ele presumivelmente emana. É nossa reação à ansiedade que reclassifica a premonição sombria como realidade cotidiana, dando ao espectro um corpo de carne e osso. O medo se enraíza em nossos motivos e propósitos, se estabelece em nossas ações e satura nossas rotinas diárias. ’’

‘’Aqueles que têm a chance de dedicar suas vidas ao estudo do mundo social não podem recolher-se, neutros e indiferentes, diante da luta da qual a aposta é o futuro do mundo. ’’

-Modernidade liquida

 “Os adolescentes equipados com confessionários eletrônicos portáteis são apenas aprendizes treinando e treinados na arte de viver numa sociedade confessional – uma sociedade notória por eliminar a fronteira que antes separava o privado e o público, por transformar o ato de expor publicamente o privado numa virtude e num dever público (…)”. (

‘’Nós somos responsáveis pelo outro, estando atento a isto ou não, desejando ou não, torcendo positivamente ou indo contra, pela simples razão de que, em nosso mundo globalizado, tudo o que fazemos (ou deixamos de fazer) tem impacto na vida de todo mundo e tudo o que as pessoas fazem (ou se privam de fazer) acaba afetando nossas vidas. ’’ (Bauman...

-Nomofobia

‘’Vivemos na era da informação: tudo é rápido, acessível e volúvel. Muito sabemos sobre os avanços das tecnologias no setor econômico, mas quase nada se discute sobre os efeitos no comportamento humano. Se o telefone celular serve para aproximar pessoas distantes, por vezes, atualmente também percebemos que distancia pessoas próximas. O uso abusivo das tecnologias ganha novos adeptos diariamente de maneira silenciosa e preocupante. ’’ (ex.Autor ; Ano, p...)

 2- BAUMAN E A PÓS MODERNIDADE

2.1- As relações e seus vínculos – Amor Líquido

Atualmente, as pessoas estão buscando mais segurança em suas vidas, e acreditam que podem encontrar nas redes sociais a solução para a solidão em suas relações sociais. Deste modo, esses indivíduos acabam priorizando uma vida de aparência em um meio virtual, em detrimento de uma relação concreta e real .

Analisando as sociedades contemporâneas, nota-se que as interações sociais estão efêmeras, dificultando a capacidade de construir famílias e valores duradouros.  As relações cada vez mais estão perdendo a sua durabilidade, sendo assim perdendo a capacidade de construir laços familiares e valores que os acompanharão para as futuras gerações. Com isso, as relações que deveriam ser estáveis, estão se tornando frágeis e perdendo o ideal de "Felizes para sempre”.

2.2 - Diretrizes do conceito de amor líquido e do impacto das mídias sociais nas relações humanas       

O uso das ferramentas como Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter entre outras utilizadas pelos indivíduos acabam prendendo as pessoas e controlando seus hábitos, modificando seus pensamentos e costumes. O que facilita a comunicação entre as pessoas se souberem utilizá-las.

As pessoas deixam de viver momentos de companheirismo com os parentes e amigos para estarem conectados e interagindo virtualmente com pessoas desconhecidas. Vivem de forma intensa, e o que demoraria meses para acontecer, as pessoas conseguem rapidamente e também perdem no mesmo tempo que é conseguido.

E quanto mais virtudes o indivíduo possuir, refletirá a nós mesmos, disse Bauman:

“No brilho ofuscante da pessoa escolhida, minha própria incandescência encontra seu reflexo resplandecente.”

                                          (Bauman,Z. 2012, pagina 25)

 

2.3- Usos excessivos da tecnologia

 

A Nomofobia é ocasionada pelo uso incorreto das tecnologias, tendo como características ansiedade, fobia social e síndrome do pânico. A internet transmite uma sensação de conforto e alívio ao indivíduo que está conectado. No momento em que o individuo se desconecta, o mesmo se sente sozinho e angustiado. A consequência desse processo acarreta o Cyberbullying, tornando o indivíduo agressivo e apático diante de situações corriqueiras  (Autor,  ano).

Ao acordamos, a primeira ação do dia é pegar o celular e olhar as ultimas notificações no Facebook, atualizações de notícias no Twitter e curtidas de fotos no Instagram.

Uma pessoa nomofóbica controla constantemente seus e-mails, não sai das redes sociais e deixa até de se alimentar para permanecer conectado. Além disso, escuta o telefone tocar ou vibrar mesmo estando desligado (sintoma fantasma), tem tendência a supervalorizar relacionamentos de pouca duração nas redes sociais e não consegue ficar sem o celular, mesmo em ambientes inapropriados, tais como restaurantes e reuniões (Autor, ano)

Segundo o livro “Nomofobia”, o Brasil é o quarto país com número de pessoas conectadas nas redes sociais (Autor, ano). O problema não é a rede social em si, é a utilização que se faz dela. A exemplo dessa situação, existem pessoas que utilizam as redes sociais para procurar oportunidades de emprego, entretanto há outras que buscam apenas preencher o vazio que está dentro de si.

Eduardo Guedes da Conceição afirma que:

“Vivemos na era da informação: tudo é rápido, acessível e volúvel. Muito sabemos sobre os avanços das tecnologias no setor econômico, mas quase nada se discute sobre os efeitos no comportamento humano. Se o telefone celular serve para aproximar pessoas distantes, por vezes, atualmente também percebemos que distancia pessoas próximas. O uso abusivo das tecnologias ganha novos adeptos diariamente de maneira silenciosa e preocupante.”

(Guedes,E. 2010, página 55)

Nas redes sociais, os seres humanos costumam postar apenas momentos de felicidade tais como viagens e experiências profissionais positivas, em detrimento do compartilhamento de seus fracassos, como as demissões e as crises de depressão.

Nas mídias sociais, tudo que é publicado aparenta ser maravilhoso, levando a uma situação caracterizada por frustação e baixa autoestima em decorrência da comparação que esses indivíduos realizam entre si mesmos e as pessoas ao seu redor no mundo virtual.

Em oposição ao que se costuma pensar, o mundo virtual apenas recria uma falsa realidade, que aparenta ser tranquila e sem preocupações. Nesse contexto, as relações sociais ficam mais fragilizadas, prejudicando o diálogo interpessoal em um meio presencial.


3- OBJETIVO

 3.1 - Geral:

Analisar as transformações nas relações humanas que se modificam através dos avanços tecnológicos e do uso excessivo das Redes Sociais.

3.2 - Especifico:

·         Identificar as transformações que ocorreram no comportamento das pessoas e em suas relações

·         Verificar a descartabilidade que existe na vida das pessoas;

·         Analisar a quantidade de pessoas que fazem uso das Redes Sociais

·         Comparar o relacionamento afetivo sem o uso dos avanços tecnológicos e Redes Sociais 

 

6- CONSIDERAÇÕES FINAIS

As leituras realizadas permitiram ampliar o olhar diante do pensamento que tínhamos e possuímos sobre o conceito de Amor Líquido por Zygmunt Bauman.

Assim, observamos que à medida que tentamos mostrar às pessoas algo que somente pertence ao nosso campo de visão, percebe-se que as mesmas se assustam com tal demonstração, haja vista que cada um possui seu próprio referencial de certo e errado. É necessário dessa forma que a sociedade esteja aberta a novas interpretações e opiniões, em especial nas redes sociais.

Na sociedade atual, as pessoas perderam o interesse na qualidade das relações, onde as mesmas se tornaram superficiais e termos como confiança e amor acabam perdendo significado. As frustrações pessoais são consequências desse processo, dificultando a estabilidade das relações entre indivíduos, mesmo com a facilidade de comunicação atual imposta pela internet.

Dessa forma, é de suma importância que o indivíduo consiga delimitar informações a serem compartilhadas entre o público e o privado, de modo a evitar as consequências evidenciadas pelo uso das redes sociais, as quais foram abordadas nesse trabalho. Assim, poderá ser garantida uma vida em rede mais segura e tranquila em consonância com relações sociais mais desenvolvidas e duradouras.

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise Crítica do Documentário: Ilha das Flores x Estamira

Desafortúnios da Vida

Canal Ternura Poética